Submissões

Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista Caderno Científico FAGOC de Graduação e Pós-Graduação?
Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

Quanto à formatação os autores devem utilizar o seguinte doc:

https://drive.google.com/file/d/0B5JpeCQaiBrkcTFhaFhLYkhrRms/view

 

OS ARTIGOS DEVEM PREFERENCIALMENE, ESTAR ESTRUTURADOS NAS SEGUINTES SUBDIVISÕES

Resumo:

Deve mencionar, obrigatoriamente e tão somente, o OBJETIVO do trabalho, os CONCEITOS teóricos que foram abordados, o MÉTODO de pesquisa utilizado e uma síntese dos RESULTADOS obtidos.

 

Introdução:

  • Apresentar a situação-problema (contexto onde nasce a curiosidade científica do autor);
  • Apresentar a questão ou problema de pesquisa (qual o questionamento ou dúvida do autor, que deverá ser respondida cientificamente com a pesquisa;
  • O autor pode ou não ter uma HIPÓTESE a respeito do problema. Se tiver, ela deve ser apresentada aqui, depois da questão de pesquisa.
  • Apresentar o objetivo geral (deve obrigatoriamente responder à questão de pesquisa) e objetivos específicos (aqueles passos que, uma vez feitos, levam ao atingimento do objetivo geral e/ou seus desdobramentos);
  • Apresentar sucintamente como esses objetivos serão atingidos. É um resumo da metodologia de pesquisa que será utilizada;
  • Apresentar a justificativa social ( a importância para a sociedade em geral ou para o mercado e as empresas, especificamente) e acadêmica ( que conhecimentos estarão sendo construídos);
  • Apresentar a estrutura do trabalho para o leitor.

 

Revisão teórica:

  • Apresenta uma revisão dos conceitos e/ou categorias teóricas que deverão ajudar o pesquisador a responder à questão de pesquisa que foi proposta;
  • Os conceitos devem ser apresentados em uma ordem lógica, indo dos mais abstratos e generalistas para os mais concretos e específicos, indicando para o leitor o raciocínio que está sendo desenvolvido para se interpretar posteriormente os dados da pesquisa e responder à questão de pesquisa;
  • Deve ser clara, objetiva, e na medida certa, para não fazer nem o leitor ler sobre conceitos que não serão usados na análise, nem superficiais demais que depois não permitam ao leitor identificar quais os conceitos que o pesquisador está usando para a mesma análise.

 

Procedimentos de pesquisa/metodologia:

  • Apresentar a estratégia de pesquisa que será utilizada: estudo de caso, survey, pesquisa-ação, etc.;
  • Referir a população e amostra que serão objetos de pesquisa, quando for o caso;
  • Definir abordagem de pesquisa: quantitativa, qualitativa ou quali-quanti (nesse último caso, explicar e justificar em que fase da pesquisa foi usada cada abordagem).
  • Apresentar e conceituar as ferramentas de coleta de dados: entrevistas, questionários, observações, fontes secundárias, etc.
  • O método deve ser coerente com a questão de pesquisa e objetivos. Ele é o meio científico adequado que dá credibilidade para as respostas que a pesquisa vai encontrar. Um método mal escolhido compromete a validade científica do artigo.
  • No caso do ensaio teórico explicitar e justificar o uso dessa abordagem para o problema de pesquisa.

 

Apresentação e análise dos dados

  • É neste capítulo que o pesquisador apresenta os resultados da sua pesquisa, os dados colhidos das diferentes formas que foram mencionadas na seção do método;
  • ANÁLISE: é o ponto principal do artigo. Mais do que apresentar resultados e interpretá-los, aqui o pesquisador deve dar o seu toque pessoal, a sua resposta para o problema de pesquisa, baseado na comparação entre os dois principais construtos do artigo: a Revisão Teórica e os dados da pesquisa. Ou seja, a partir da relação teoria x prática, o pesquisador consegue responder cientificamente ao seu problema ou questão de pesquisa.

Considerações finais

  • Fazer revisão, quais eram os objetivos, como se procedeu para atingi-los (método), quais os principais resultados encontrados e qual a resposta encontrada para a questão de pesquisa;
  • Apontar também as limitações do trabalho (metodológicas, orçamentárias, tempo, etc...) e possibilidades de pesquisas futuras, continuidades e aprofundamentos da questão que foi tratada. Deve instigar a comunidade acadêmica a dar continuidade à discussão e reflexões propostas, seja por propor diferentes abordagens para o problema, por replicar a pesquisa em outros universos, ou propondo o debate e o contraponto construtivos.

 

Conselho Editorial das Revistas Científicas Fagoc

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.