A Utilização do Benchmarking no Empreendedorismo de Impacto Social

Ivo Moreira Mendes Neto

Resumo


O benchmarking é uma importante ferramenta de gestão que tem por função a comparação entre as práticas de duas ou mais empresas. Essa comparação leva à análises e posteriormente adaptações dentro da organização a fim de melhorá-la e torná-la mais competitiva. Saindo do foco somente no lucro, o empreendedorismo de impacto social trata de empresas que possuem fins lucrativos mas possuem não só uma obrigação socioambiental, mas uma finalidade em seu objetivo. Este artigo teve como objetivos apresentar o empreendedorismo social no contexto contemporâneo, apresentar o benchmarking, do seu conceito ao processo de utilização, e identificar como a ferramenta benchmarking pode ser utilizada no crescimento das novas empresas do setor 2.5. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico. Verificou-se que, por ser um setor ainda muito novo, o benchmarking mostra-se muito importante para as empresas que procuram adquirir mais conhecimento e experiência nessa área.

Palavras-chave: Benchmarking. Empreendedorismo. Impacto Social. Ferramenta de Gestão.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.