A IMPORTÂNCIA DO VALOR DA MARCA EM APARELHOS CELULARES: uma análise sobre as dimensões do Brand Equity na perspectiva do consumidor

Antônio Jerônimo de Freitas Júnior, João Paulo Ciribeli

Resumo


O presente trabalho abordou a perspectiva dos consumidores sobre o valor da marca em aparelhos celulares, baseando-se nas dimensões do Brand Equity, considerando as quatro variáveis do modelo de Aaker (1998). O estudo teve como objetivo identificar a influência das dimensões formadoras do Brand Equity nos alunos do curso de Administração da Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC. Quanto à classificação metodológica, tratou-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, bibliográfica e estudo de caso. Quanto à técnica de coleta de dados, utilizou-se um questionário, que foi aplicado a uma amostra de 62 alunos. De um modo geral, verificou-se que imagem/associação faz diferença para o consumidor ao adquirir o produto e que o status da marca não é tão relevante. Verificou-se neutralidade com relação à qualidade percebida e
unanimidade no que se refere à lealdade à marca para aquisição de aparelhos celulares.

Palavras-chave: Brand Equity. Valor da Marca. Comportamento do Consumidor. Celular.


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