O PROFESSOR COMO MEDIADOR DURANTE O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA TRAJETÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: análise da postura do educador como fator contribuinte para a evolução dos alunos

Larissa Abranches Arthidoro Rocha, Gabriela Pacienza

Resumo


O presente artigo tem por objetivo buscar maiores conhecimentos sobre a ação mediadora de educadores do Ensino Fundamental I junto aos educandos e verificar se essa relação conduz ao maior desenvolvimento do alunado em processo de alfabetização. A temática abordada envolve uma questão socialmente relevante, a mediação, que foi referenciada teoricamente no que diversos autores estudaram sobre esse fenômeno, bem como sobre sua relação imprescindível com o processo ensino-aprendizagem, assunto ainda pouco discutido frente à sua importância. Partiuse, posteriormente, para análises feitas por meio de pesquisa quali-quantitativa, com a aplicação de um questionário a 20 professores do ensino fundamental I, da cidade de Ubá-MG, com o objetivo de avaliar se a mediação do professor durante o processo ensino-aprendizagem na trajetória da alfabetização é um fator contribuinte para a evolução do aluno. Ao final do trabalho, concluiu-se que, por meio da mediação, o
professor cumpre a missão desafiadora de despertar nos alunos o prazer pelo processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Mediação. Ensino. Aprendizagem. Professor. Alunos.


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