ANÁLISE DA GERAÇÃO Y NO SETOR VAREJISTA UBAENSE: um estudo de campo dos trabalhadores sindicalizados no mercado ubaense

Aristóteles Heleno SOARES II, David Oliveira Resende, Vanessa Aparecida Vieira Pires, José Sérgio Costa Júnior

Resumo


O presente artigo tem por objetivo geral caracterizar profissionais, do comércio de Ubá, na faixa de 18 a 35 anos, a fim de orientar empresas e profissionais da área de Recursos Humanos ligados a esse setor. Em relação à metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, bibliográfica e um estudo de campo. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista estruturada. Com os dados obtidos, foi possível validar as teorias existentes acerca da geração Y, concluindo que as características estabelecidas condizem com esses jovens, os quais desejam reconhecimento constante e contribuir com o desenvolvimento da empresa em que trabalham, além de não reconhecer a necessidade de liderança e almejar novas experiências e crescimento pessoal.


Texto Completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Eduardo Lopes. Avaliação de Desempenho Foco em Competência e a Geração Y. RH Portal. 02 out. 2015. Disponível em . Acesso em: out. 2015.

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 5. ed. UFSC, 2002.

BARBOSA, Christian; CERBASI, Gustavo. Mais tempo, mais dinheiro: estratégias para uma vida equilibrada. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2009.

CAXITO, Fabiano. Como motivar a geração Y. 07 mai 2010. Disponível em: http://administradores.com.br/artigos/carreira/como-motivar-a-geracao-y//44724/> Acesso em 19 de jun 2015.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de vendas: uma abordagem introdutória, transformando um profissional de vendas em um gestor de vendas. 3. ed. Barueri-SP: Manole, 2014.

DA MATTA, Vilella. Conflito de gerações: como gerenciar uma equipe com esses problemas. 01 de Nov. 2013. Disponível em:

-mento/infográfico-conflitos-de-gerações-no-ambiente-de-trabalho/>. Acesso em 19 jun 2015.

DONATO, Claudio. O conceito de varejo e a importância da tomada de decisão! 19 nov. 2012. Disponível em: . Acesso em: maio 2015.

DRUKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo. Cengage, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KHOURY, Karim. Liderança é uma questão de atitude. 2. ed. são Paulo. Senac, 2009.

KULLOCK, Eline. Foco em gerações: O que é a geração Z? 02 de fev 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2015.

________. Foco em gerações: por que as gerações estão no nosso foco? 7 maio 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2015.

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. São Paulo, SP: Pearson, 2011.

MASLOW, Abrahan Harold. Introdução à psicologia do ser. 1. ed. Rio de Janeiro: Eldorado, 1962.

________. Motivação e personalidade 2. ed. Nova York: Harper & Row, 1970.

MENEGON, Leticia Fantinato. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson, 2012.

MEYER, Maximiliano. Diferenças entre as gerações: X, Y e Z. Oficina da Net. 16 out 2014. Disponível em: < http://qualidadesa.blogspot.com.br/>. Acesso em: out. 2015.

OLIVEIRA, Sidinei. Geração Y: a era das conexões – tempo dos relacionamentos. São Paulo: Clube dos Autores, 2009.

ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarnieri. Paisagens do consumo: São Paulo, Lisboa, Dubai e Seul. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2010.

PECONICK, Alexandre. Vem aí a geração Z. 24 set. 2012. Disponível em: . Acesso em: abr. 2015.

ROSA, Valter José Rehbein. Representações sociais do desempenho profissional no contexto de uma organização orientada com o Balanced Scorecard. 2006. Disponível em: . Acesso em: maio 2015.

SALOMÃO, Karin. Empresas não entendem Geração Y e prejudicam futuro. Exame.com. 05 dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: out. 2015.

TAPSCOTT, Don. Geração digital: a crescente e irreversível ascensão da geração net. São Paulo: Makron Books, 1999.

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

SINEMCOM - Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Cataguases e região. 2015.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.