ANÁLISE COMPARATIVA DA CBO COM OS CARGOS E FUNCOES DA EMPRESA COSTA E GONÇALVES

Nathália Carvalho Costa, Lais Costa Gonçalves, Vanessa Aparecida Vieira Pires, Eraldo Teixeira

Resumo


O presente trabalho visa identificar e descrever os cargos e funções existentes na empresa Costa e Gonçalves, com vistas a estruturá-los e organizá-los. A pesquisa se classifica como aplicada, qualitativa, bibliográfica, documental e descritiva. Para coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com todos os colaboradores, no intuito de identificar as reais atividades desenvolvidas, assim como a análise de documentos internos da empresa, como: registros, livros de funcionários e outros. Os resultados demonstraram que as funções dos cargos de operador de máquinas, secretária e administrador financeiro necessitam de adequações, uma vez que desenvolvem atividades divergentes ao proposto pela CBO. Com a estruturação dos cargos, recomenda-se que sejam realizados treinamentos para os colaboradores, de modo a demonstrar os resultados da estruturação garantindo-lhes melhor desenvolvimento profissional e pessoal dentro da organização.


Texto Completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

ALMEIDA, Airton Vieira. Planejamento estratégico em recursos humanos. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos da metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

________. Introdução á teoria geral da administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DESSLER, Grary. Administração de recursos humanos, 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE. Disponível em:

Acesso em: 11 maio 2015.

________. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2015.

NASCIMENTO, Luiz do Paulo do. Administração de cargos e salários. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

PASCHOAL, Luiz. Administração de cargos e salários: manual prático e novas metodologias. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de cargos e salários: carreira e remuneração. 12. ed. São Paulo: LTr, 2007.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. Tradução Técnica Reynaldo Marcondes. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SinSesp. Disponível em: Acesso em: 10 maio 2015.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ZIMPECK, Beverly Glen. Administração de salários: sistemas e métodos de: análise e descrição de cargos, pesquisa e escalas salariais, avaliação de desempenho, avaliação de cargos. 7. ed. São Paulo: Atlas,1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.