ANÁLISE DO CUSTO DE ESTOCAGEM DA EMPRESA MINASKRAFT

João Paulo Ciribeli, Abraão Walter Teixeira Silva, Leonardo Parma de Lima, Natália Carvalho Costa

Resumo


Uma boa gestão de estoque é importante para controlar o espaço de armazenagem e os custos. Quanto menor é o custo, maior é a lucratividade da empresa. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar quantos e quais clientes armazenam partes de seus pedidos na empresa, bem como analisar os impactos financeiros e temporais desse acordo realizado e entre clientes e empresa. Em relação à metodologia, foi realizado um estudo de caso, que possui características quantitativa e descritiva. Esta pesquisa foi realizada no âmbito documental, através do sistema implantado na empresa KRP, administrado BC3. A Minaskraft trabalha com dois grupos de clientes: de entregas fracionadas e não fracionadas. Foram identificados os clientes que estocam seus produtos na empresa e seus impactos financeiros, avaliando como é feito todo o processo, desde do pedido até a entrega. Com os custos descritos no trabalho a empresa consegue analisar quanto gasta se para manter os estoques na empresa, suas vantagens e desvantagens.


Texto Completo:

PDF

Referências


BALLOU, R. H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2012.

BAILY, Peter et al. Compras: princípios e administração. 8. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

BIAZZI, Jorge L. de. Planejamento e controle de estoques. Apostila utilizada na disciplina Gestão de Estoques. Impresso, 2002.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 4. ed. 21. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.________. ________. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

PASCOAL, Janaína Araújo. Gestão estratégica de recursos materiais: controle de estoque e armazenagem. 2008. Disponível em:. Acesso em: 28 abr. 2014.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.________. ________. São Paulo: Atlas, 2010.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2010.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.