Formação inicial de professores de Educação Física com foco na inclusão: uma revisão de literatura

José Francisco Ribeiro Cabral, Renata Aparecida Rodrigues Oliveira, Eveline Torres Pereira, Elizângela Fernandes Ferreira

Resumo


O presente estudo tem por objetivo revisar o conhecimento produzido na área de formação inicial dos professores de educação física na atuação inclusiva. Os conceitos que abarcaram tal pesquisa são direcionados à educação inclusiva, a qual afirma que todos têm direito a educação, independentemente das suas diferenças. Entretanto, para que tal evento aconteça é necessário que os profissionais envolvidos neste processo estejam realmente preparados desde a sua formação inicial. Método: A temática é abordada por meio de uma revisão integrativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais de acordo com um rigor metodológico previamente estabelecido pelos autores. 22 artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram submetidos à análise.Nome do autor, objetivo do estudo, instrumento de coleta de dados, resultados da percepção dos professores em relação à sua formação inicial em educação física, dificuldades de incluir alunos com deficiência nas aulas de educação física, titulação de formação acadêmica. Resultados: A partir de 2005 houve um aumento nas produções acadêmicas voltada para formação inicial dos professores de educação física sobre à inclusão. Além disso,  a literatura apontou que a maioria dos professores não se sentem preparados para a atuarem com a educação física inclusiva, mesmo àqueles que em sua formação inicial cursaram alguma disciplina voltada para a educação física adaptada.


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