COMERCIALIZAÇÃO DE CRÉDITO DE CARBONO: IDENTIFICAÇÃO DE EMPRESAS SIDERÚRGICAS SITUADAS NO BRASIL QUE UTILIZAM OS MECANISMOS DE FLEXIBILIZAÇÃO.

Karina Nunes Kah, Aline Zambolim

Resumo


O presente trabalho discorreu acerca de  empresas  de  siderurgia  situadas  em território  brasileiro  que  usam  os  Mecanismos  de  Flexibilização  do  Protocolo  de Kyoto, expondo os projetos de características ambientais pelos quais essas empresas são responsáveis, com finalidade primordial que se resume a reduzir os níveis de emissão de gases poluentes na atmosfera, trazendo ainda a possibilidade de comércio de créditos de carbono. O Protocolo de Kyoto estipula uma variedade de metas para diminuir os gases do efeito estufa, previamente estabelecidas, para os países então pertencentes ao Anexo I, ou seja, os países desenvolvidos, sendo considerados os que mais poluem o meio ambiente. Uma das formas de assegurar a redução desses é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que permite a parceria entre  os  países  desenvolvidos  que  não  conseguiram  cumprir  suas  metas  de redução, com os países em desenvolvimento, que ainda não possuem metas mas podem ajudar a contribuir na redução, de forma sustentável, possibilitando às empresas responsáveis pelos projetos uma renda  a mais a cada projeto certificado, trazendo benefícios ao meio ambiente. É justamente com a implementação de um programa de mecanismo de flexibilização que são gerados os créditos de carbono que podem ser comercializados.


Texto Completo:

PDF

Referências


ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância. Hot air.mudancasclimaticas.andi.org.br. s.d.. Disponível em: < http://www.mudancas climaticas.andi.org.br/content/hot-air-ar-quente>. Acesso em: 26 abr. 2015.

BRASIL. Meio ambiente. Portal Brasil, 2010. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2015.

Brasil. Meio ambiente. Portal Brasil, 2012. Disponível em: Acesso em: 30 maio 2015.

DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

INSTITUTO DE PESQUISA AMBIENTAL DA AMAZÔNIA. Qual e o objetivo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima UNFCCC, s.d. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2015.

KERR, Roberto Borges. Mercado financeiro e de capitais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MACEDO, Eduardo. Como vender no mercado de credito de carbono. Inst.sitesustentavel. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2015.

PAÍSES do Protocolo Kyoto. Protocolo de Kyoto. s.d. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2015.

PEARSON Education do Brasil. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

PROTOCOLO de Kyoto. Protocolo de Kyoto, s.d. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2015.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Mercado de carbono e protocolo de Quioto: oportunidades de negócio na busca da sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.