LIDERANÇA ORGANIZACIONAL: Uma estratégia eficaz para assegurar a sustentabilidade no negócio

Romário Machado Ferreira, Léo Martins Sampaio

Resumo


Introdução: Atualmente a liderança pode ser interpretada de diversas maneiras, sendo ela a capacidade de incentivar, comunicar, estimular pessoas para uma performance mais eficaz, visando a orientação das equipes em prol dos objetivos organizacionais. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as diversas formas de lideranças encontradas na literatura e suas contribuições para o sucesso das organizações. Métodos: No presente estudo foi realizado uma revisão bibliográfica. Segundo LARKATOS e MARCONI (1987), “a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, da seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado”. As pesquisas ocorreram no mês de novembro a dezembro de 2017, nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e SBPOT. Como descritores, foram utilizados: “liderança”, “motivação”, “competitividade” e “sustentabilidade”. Dentre os artigos encontrados, foram selecionados os que estavam disponível em português, e os que contemplavam o objetivo geral. Foram excluídos os artigos que falavam de liderança em outros idiomas e os que fugiam completamente ao tema proposto. Resultados: A revisão cientifica possibilitou compreender que há diversas conceitos de lideranças. Conceitos considerados estratégicos quando liderados com precisão, flexibilidade, empatia, persistência, auto controle, inteligência, facilidade de comunicação. Conclusão: Ao final deste trabalho, com base na revisão cientifica, pôde-se concluir que a liderança não possui um modelo ideal, dependerá da cultura organizacional, do perfil dos colaboradores e da situação em que a organização se encontra. Sendo assim, os lideres serão mais ativo se eles forem capaz de adaptar as mudanças culturais no mercado de trabalho e nas organizações.


Palavras-chave


Liderança; Desempenho; Sustentabilidade

Texto Completo:

PDF

Referências


Carvalho, R. B. Motivação no trabalho. Brasília/DF, novembro de 2009

Chiavenato, I. Introdução a teoria geral da administração. 4ª Ed. São Paulo: Makron Books, 1993.

Chiavenato, I. Construção de talentos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

Chiavenato, I. Introdução a teoria da administração, 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Ferreira, R. M. Martins, L. S. Idalberto Chiavenato e suas contribuições para as organizações. II Mostra cientifica FAGOC, 2017. Acesso em 02 de dezembro 2017. Disponível em: htt://conferencia.fagoc.br/index.php/trabalhosfagoc/mostrafagocII/paper/view/223.

Gaspar, J. D. Portásio, M. R. Liderança e Coaching: Desenvolvendo pessoas e recriando organizações. Revista Ciencias gerenciais; Vol. XVIII, N°18, ano 2010.

Goes, A. G. Filho, L. G. J. A liderança para gestão de pessoas: O líder que as empresas procuram. Convibra, 2008.

Hunter, J. C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

Lakatos, E. M.; Marconi, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

Marras, J. P. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 4. ed. São Paulo: Futura, 2002.

Motta, P. R. de M. (1991). Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record.

Pereira, L. A. A liderança como fator diferencial competitivo. Periódico Científico Negócios em Projeção | vol. 5 | nº 1, 2014.

Quadros, R. Aprendendo a Inovar: Padrões de Gestão da Inovação Tecnológica em Empresas Industriais Brasileiras. Campinas, agosto de 2008.

Rochas Loures, R. C. Sustentabilidade XXI: Educar, Inovar sobre uma nova consciência/ Rodrigo C. da Rocha Loures – São Paulo: Editora gente, 2009.

Silva, C. M. C. Peixoto, R. R. Batista, J. M. R. A influência da liderança na motivação da equipe. Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2011, v. 13, n. 13, p. 195 – 206

Stefano S. R. Filho G. C. A. Estilos de liderança: um estudo comparativo entre empresas de transportes. Revista Capital Científico Guarapuava -P R v. 2 n. 1 p. 127-145 jan/dez. 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.