MÉTODO INOVA DE ENSINO: AVANÇOS E DESAFIOS

Lara de Oliveira Gomes, Gabriela Silveira Meireles

Resumo


Problema: Como os/as alunos/as do 1º período do curso de Psicologia percebem as mudanças e permanências relacionadas ao modelo INOVA de ensino, proposto pela UNIFAGOC (Centro Universitário Governador Ozanam Coelho), a partir do primeiro semestre de 2019? Objetivo: Compreender o processo de adaptação, as relações de ensino-aprendizagem, a metodologia de ensino em funcionamento, bem como mudanças na relação entre os/as alunos/as e na prática dos/as professores/as. Método: A pesquisa foi realizada através de questionário impresso composto por quatro perguntas: três discursivas e uma objetiva. As perguntas foram entregues a 37 alunos, durante o horário de aula. Resultados: O método INOVA trás aspectos positivos como maior autonomia dos alunos com relação ao próprio processo de aprendizagem, maior interação entre grupos de alunos, menor hierarquia entre professor/ alunos. No entanto, ainda existem desafios como a conciliação entre trabalho e estudo, a dificuldade na interpretação de textos científicos por parte dos alunos, etc.


Palavras-chave


Educação. Método INOVA. UNIFAGOC.

Texto Completo:

PDF

Referências


ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Trabalho e estudo: uma conciliação desafiante. Campina Grande: REALIZE, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17° ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

MARCHELLI, Paulo Sergio; DIAS, Carmen Lúcia; SCHMIDT, Ivone Tambelli. Autonomia e mudança na escola: novos rumos dos processos de ensino-aprendizagem no brasil. Revista Psicopedagogia, v. 25; n. 78, São Paulo, 2008.

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

MOSÉ, Viviane. Nietzsche hoje: Sobre os desafios da vida contemporânea. Vozes: Petrópolis, RJ, 2018.

UNIFAGOC (Centro Universitário Governador Ozanam Coelho). In: https://fagoc.br/institucional/inova-fagoc. Acesso em: 09 out. 2019.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educ. rev. [online]. 2014. In: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602014000800079&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28 mai. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.