MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL EM SAÚDE: BENEFÍCIOS, DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES – UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Amanda Aparecida Ribeiro Loureiro Centro Universitário Governador Ozanam Coelho https://orcid.org/0000-0002-8703-4443
  • Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveria Centro Universitário Governador Ozanam Coelho

DOI:

https://doi.org/10.61224/2525-5045.2024.1204

Resumo

Introdução: O programa de monitorias acadêmicas é crucial no ensino superior, promovendo a melhoria da qualidade educacional e o desenvolvimento integral dos alunos. Ele integra ensino, pesquisa e extensão, reforça conteúdos, incentiva métodos inovadores e possui raízes históricas profundas. No contexto da saúde, alinha-se com a Educação em Saúde e a Política Nacional de Humanização, preparando os alunos para práticas profissionais no SUS. Objetivo: Analisar os benefícios, desafios e contribuições da monitoria na formação acadêmica e profissional dos estudantes de saúde. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, abrangendo estudos publicados entre 2000 e 2024, utilizando as bases de dados PubMed, SciELO e LILACS. Os critérios de inclusão englobaram artigos em português que abordassem a monitoria na formação acadêmica e profissional em saúde. Os dados foram extraídos e sintetizados de forma qualitativa. Resultados: Foram analisados 12 artigos qualificados sobre monitoria acadêmica, sendo 2 da SciELO e 10 da BVS, abrangendo, majoritariamente, a Enfermagem. A maioria dos estudos usa metodologia descritiva e está publicada em revistas com avaliação CAPES de A1 a B2. Conclusão: A monitoria promove um aprofundamento teórico e prático dos conteúdos, melhora as habilidades de comunicação e liderança dos monitores, além de facilitar a integração entre teoria e prática. As contribuições incluem a melhoria do desempenho acadêmico, aumento da autoconfiança e preparação para a vida profissional. No entanto, enfrenta desafios como a sobrecarga de atividades e a falta de reconhecimento institucional.

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Publicado

02-01-2025